top of page

Revisão da vida toda: tudo que você precisa saber

Foto do escritor: Evellyn Kelly Faria dos SantosEvellyn Kelly Faria dos Santos

A revisão da vida toda tomou grande destaque em dezembro de 2022 após o seu julgamento pelo STF sendo favorável aos beneficiários do INSS.

E realmente é algo para ser comemorado, pois foi uma conquista e garantia na melhora da renda dos aposentados.

Mas o que é essa revisão da vida toda?

A revisão da vida toda é uma revisão que tem como objetivo incluir no cálculo da renda dos beneficiários do inss os salários de contribuições recolhidos ANTES de 07/1994, ou seja, antes da alteração do cruzeiro para o plano real.

No momento de conceder uma aposentadoria o INSS não considera no cálculo de RMI os valores recolhidos antes de julho/1994, somente os valores após essa data, porém, tem muitas pessoas que fizeram recolhimentos para a previdência antes de julho de 1994 com valores altos e a inclusão desses valores na aposentadoria poderia aumentar a renda do beneficiário.

E foi exatamente esse o objetivo da revisão da vida toda, garantir um direito de aumento nos benefícios previdenciários.

Qualquer pessoa tem direito?

Não, para saber se você se enquadra para fazer o pedido desta ação, será necessário verificar se cumpre alguns dos requisitos que são os seguintes:

  • teve um benefício concedido com base nas regras válidas entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019.

  • Atenção: mesmo que você tenha se aposentado após a Reforma da Previdência, você ainda pode fazer jus à revisão da vida toda, caso tenha direito adquirido às regras de aposentadoria anteriores à Reforma.

  • teve contribuições anteriores a julho de 1994;

  • faz menos de 10 anos que recebe um benefício do INSS.

ATENÇÃO: antes de entrar com a ação é muito importante que seja feito um cálculo com um advogado especialista em direito previdenciário para verificar se a sua renda realmente irá aumentar e não diminuir.

Quais benefícios podem ser revisados pela vida toda?
Além das aposentadorias, outros benefícios também podem ser recalculados a partir da aplicação da revisão da vida toda 2023.

Sendo assim, os segurados que recebem os benefícios com base nas regras válidas antes da Reforma da Previdência, têm direito à revisão da vida toda:

  • aposentadoria por tempo de contribuição;

  • aposentadoria por idade;

  • aposentadoria especial;

  • aposentadoria por invalidez;

  • auxílio-acidente;

  • auxílio-doença;

  • pensão por morte.


Conclusão

O processo de revisão da vida toda ainda não teve o seu trânsito em julgado, mas já temos muitos processos procedentes, e outros processos que estão suspensos aguardando o trânsito em julgado.

Se você acha que tem direito a esta revisão, entre em contato com um advogado especialista em direito previdenciário.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page